Jornal de Campinas

Exposição no CIS-Guanabara retrata cotidiano da metrópole

Assinada pela artista colombiana Angie Niño, a mostra “Escutar o Espaço: a Experiência da Memória” pode ser visitada até 7 de abril

Exposição CIS

S

Trabalhos da artista colombiana Angie Niño mesclam pintura a óleo, fotografias digitais e áudio com depoimentos de pessoas entrevistadas

Exposção CIS

Pinturas a óleo, fotografias digitais e áudios de depoimentos de moradores sobre diferentes pontos da cidade são o fio condutor da exposição Escutar o Espaço: a Experiência da Memória que segue até 7 de abril, na Galeria do CIS-Guanabara. Assinada pela artista colombiana Angie Niño, a mostra integra sua pesquisa de doutorado em artes atualmente em desenvolvimento na Unicamp. A curadoria é da professora do Instituto de Artes Lygia Eluf. A entrada é franca.

Nesse trabalho a artista procura registrar a elaboração dos fazeres cotidianos como caminhar, ir ao trabalho, pegar o ônibus ou ouvir uma música. Segundo ela, essa rotina permite a reelaboração constante das coisas presentes no entorno das pessoas. “Um som, uma canção, uma voz, um cheiro, entre outras coisas que atuam na memória com intensidade, remetem muitas vezes a acontecimentos do passado, instantes e fragmentos que podem estar relacionados a um determinado evento ou pessoa”, afirma Angie.

Para a artista esse trabalho retrata também a relação de pertencimento das pessoas com o local onde vivem. Ela destaca que essa rotina “se refletirá em nossa memória, reagrupando os rascunhos de cada lugar que estamos ou passamos, como maneira de conhecimento para possibilitar nossa união e a relação como indivíduos dentro de um espaço, época e sociedade. Esse ato de captar o que vemos e sentimos, no momento de interiorizar todos os fatos que conformam nossa vida, nos permite sentir que pertencemos a um certo lugar”.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp.

A mostra pode ser vista na galeria, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00 e aos sábados e domingos das 9h00 às 17h00.

CIS-Guanabara da Unicamp

O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

19 – 32337801 ou 19 – 32316369. cisguana@unicamp.br

Read Previous

Café Tablao abre programação gratuita de arte flamenca

Read Next

Projeto leva teatro gratuito a Indaiatuba e Monte Mor

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *