Jornal de Campinas

6º Fórum do Ibef Campinas alerta para desequilíbrio na economia

Dois temas marcaram o 6º Fórum do Ibef Campinas realizado no último dia 3 de abril, no Hotel Meliá, em Campinas. A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, apresentou as perspectivas do cenário macroeconômico e as reformas estruturais.  O diretor comercial da Unimed Campinas, médico ginecologista e obstetra, Miguel Brondi, abordou a busca pela longevidade com qualidade de vida e a importância da vacinação.

Conhecida pela sua presença constante no noticiário econômico e como colunista de jornal, Zeina Latif, afirmou que o momento econômico, “ainda marcado por uma indústria estagnada, a economia andando de lado e taxa de desemprego recorde, exige do Governo pressa no encaminhamento e aprovação de reformas, a começar pela da Previdência, que é a mais importante delas”.  Na sua avaliação, somente a reforma da Previdência não será suficiente para que a economia cresça 2 ou 3%, mas é o alicerce para construir esse potencial de crescimento.

A economista alerta que “em um quadro de desordem fiscal e contas públicas com rombo tremendo, é uma questão de tempo para termos um desequilíbrio no quadro macroeconômico”. Zeina afirma que nesse momento a reforma da Previdência é a espinha dorsal, mas para destravar o crescimento, em seguida deve-se focar na reforma Tributária, diminuir a insegurança jurídica e a complexidade de regras, a começar pela própria Receita Federal.

Zeina sugere que se aproveite o legado do governo anterior (Michel Temer) na área de marcos regulatórios, retomando essa agenda, que pode incentivar   o crescimento. Com relação à revisão de expectativa para baixo do PIB do País em 2019, a economista afirmou que isso ocorreu porque no primeiro momento, o mercado tinha a expectativa que a reforma da Previdência iria tramitar de maneira mais rápida, o que na realidade não se confirmou.

Qualidade de Vida e Longevidade

Com muito bom humor, misturado a um emocionado depoimento pessoal, o médico Miguel Brondi, recomendou a empresários e executivos, que por trabalharem em jornadas em geral longas, “tenham um tempo para se dedicar à família, passeiem com o seu cachorro e tenham um hobby e uma atividade física”. Miguel declarou o seu amor “a bike e as pedaladas com amigos pelas trilhas nos finais de semana”. Recomendou alimentação saudável e equilibrada. “Tudo com muita parcimônia”, frisou.

Durante o Fórum do Ibef Campinas, o presidente da entidade, Marcos Ebert, apresentou dois temas ligados à Responsabilidade Social: o associado Frederico José Atílio falou sobre a programação de evento em Campinas, direcionado ao Jovem Aprendiz e a atuação social do Instituto Anelo, no depoimento do seu próprio fundador Luccas Soares.

Read Previous

Virada Sustentável reserva diversas atrações no próximo final de semana

Read Next

Oftalmologista dá 6 dicas para a chegada do Outono

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *